quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Elementos vazados. Um charme a mais na decoração!

Olá!
Hoje, o Filosofia de Interiores vai mostrar um pouco sobre o uso dos elementos vazados na decoração de ambientes internos e externos. Eles vêm ganhando novas padronagens, com a intenção de redimensionar, rearrumar e rearranjar. Assim como a moda lança tendências com o resgate de memórias, os arquitetos e designers de interiores também se valem de ícones do passado para atualizar os estilos na hora de decorar. Batizado com o nome de 'CoBoGó', resultado da soma das iniciais do sobrenome dos inventores (Coimbra, Boeckmann e Góis), a peça começou a ser produzida com cimento.
Como todos já perceberam, os elementos vazados, que eram moda nos anos 50, voltaram com tudo! Ele é figurinha antiga na arquitetura brasileira. Usado para separar ambientes, sem bloquear a passagem de luz e ventilação. Ele deixa tudo mais moderno dando um toque de cor e estilo!
Vamos ver, você vai gostar!
 
Aqui, o cobogó se faz presente na sala de estar, em substituição a uma parede de concreto. O bom, de lançar mão aos elementos vazados é ficar atualíssimo na tendência de decoração de interiores, ele dá um charme a mais no ambiente, além de deixar passar ar e luz natural.
 
Este pequeno elemento vazado é uma peça feita de ferro com algumas lâmpadas penduradas. Resultado: charme na decoração + divisão de ambientes.


A área externa ganha, no lugar de uma parede, conjunto de cobogós. Este tipo de elemento lembra a minha infância, era comum, antigamente, casas com pelo menos uma paredes ou muros com esses elementos vazados.


 


E, por que não usarmos assim, na parede do quarto? Disposto dessa forma, funciona como um adorno de parede.
 

Sobreposto na parede, as peças de diferentes formatos deixaram a decoração do ambiente mais charmosa.


 

Cobogó na versão mais moderna. Além de dividir ambientes, pode funcionar também como um biombo.

 

A diversidade de material utilizada na confecção dos cobogós é imensa. Este, feito de madeira imbuia, deixou a sala de estar mais privativa e fez divisória com o hall de entrada.
 

Uma simples peça! Mas, já dá um charme extra na decoração desta sala. No lugar de uma parede de concreto, o ambiente ganha um elemento vazado e deixa cada espaço com a sua função.
 

O elemento vazado pode ser também uma parede de gesso e ainda com prateleiras para os adornos. Perfeito, dividiu o ambiente e decorou os dois lados.

 


Aqui, aos invés de um elemento que fosse de uma parede a outra, a peça ocupa o centro do espaço. Ficou lindo e cumpriu perfeitamente o seu papel, dividir ambientes e decorar com estilo.

 
No Edifício Cinderela, de 1956, em São Paulo, o arquiteto Juan Pablo Rosenberg deu novo uso ao apartamento térreo. Com ampliações, o espaço abandonado virou um loft de 78m². Destaque para o painel de cobogó, que divide o lobby em duas áreas

Perfeito. Os traços curvilíneos deu um charme todo especial nesse ambiente.
Fonte: www.revistacasaejardim.com.br


 
Depois da reforma, o ambiente ganhou mais luz natural com os elementos vazados aplicados na parede divisória do quarto do casal. Projeto do SuperLimão

Depois da reforma, o ambiente ganhou mais luz natural com os elementos vazados aplicados na parede divisória do quarto do casal. Hoje, os cobogós estão de volta como a mais moderna tendência nos estilos de decoração.
 
Na reforma deste apartamento, a arquiteta Gabriela Marques integrou ambientes e a sala avançou no espaço da cozinha. Com a criação de um painel ela escondeu a porta. As peças de madeira funcionam como elementos vazados, que não barram a luz

Este elemento vazado, funciona como um complemento da parede de concreto para esconder a porta da cozinha. O painel de madeira não barra a luz natural. Inspire-se, use a criatividade e deixe o seu espaço com o seu estilo.
O branco também pode estar na área externa. O morador Maurício Guimarães usou cobogós de cerâmica para dividir a garagem e a passagem de pedestres. “Ficou mais leve do que uma parede fechada. A luz do sol bate e deixa a área agradável”, diz

Esta parede de cobogó tem a função de dividir a garagem e a passagem das pessoas entre um vão e outro da casa.
Fonte: www.revistacasaejardim.com.br



A parede de cobogós faz uma leve divisão entre a cozinha e o corredor para as suítes neste apê. A arquiteta Karina Fontana escolheu o elemento vazado para obter o máximo de luminosidade e ventilação entre as áreas, e não isolá-las

A parede de cobogós faz uma leve divisão entre a cozinha e o corredor para as suítes neste apê. O elemento vazado foi escolhido para obter o máximo de luminosidade e ventilação entre as áreas, e não isolá-las
Fonte: www.revistacasaejardim.com.br

 
 
 Como a sala de jantar ficava logo na entrada da casa da apresentadora Patricya Travassos, a designer de interiores Paola Ribeiro instalou uma brise para criar o corredor. O ambiente ficou colorido e calmo com o quadro e o tapete de patchwork

Como a sala de jantar ficava logo na entrada da casa, foi instalada uma brise para criar o corredor. O ambiente ficou colorido e calmo com o quadro e o tapete de patchwork
Fonte: www.revistacasaejardim.com.br
 
 
 
Gostou? Então volte aqui, para saber mais dicas sobre decoração de interiores e exteriores. Filosofia de Interiores - A decoração para o seu estilo!
 
Até breve, com mais ideias para decorar.
 
"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira".
 
 


Um comentário:

  1. adorei to separando a cozinha da sala mas nao queria bloquear a passagem de ar, achei as ideias muito linda

    ResponderExcluir

Me conta a sua opinião!